terça-feira, 20 de setembro de 2011

Reprodução

Os machos podem ter relações com até 5 ou 6 fêmeas em um só dia. Por sua vez, a fêmea chega a ter até 70 filhotes por ano. Cada ninhada, pode nascer de 1 a 17 filhotes. É que a alimentação, qualidade de vida e a genética influencia muito na quantidade e qualidade dos filhotes. As fêmeas dão cria quase todos os meses e normalmente nascem mais de 6 filhotes. O macho e a fêmea, com umas 8 semanas de vida já começam a procriar.Quando estão no cio, a fêmea fica com um gênio forte e irritada. Tome cuidado nessa época.Os filhotinhos nascem com um tom avermelhado, sem pêlo, pesa em média 2g e 2,5 cm de comprimento. Mas com apenas alguns dias seus olhos já começam a abrir e os pêlos a aparecerem. Não deixe os filhotes junto com outros adultos. Só com a mãe. Algumas espécies de hamsters não suportam a companhia dos outros e podem acabar ferindo os filhotinhos.Durante a gravidez a mamãe hamster precisa de uma alimentação balanceada. Para que os filhotes nasçam saudáveis e vitaminados, faz-se necessário que a futura mãe seja bem alimentada durante toda a gravidez.É aconselhado um aumento do número de vegetais na dieta normal, frutas,legumes e ração de gato (de preferência sabor peixe, e não carne). Importante lembrar que essa não é a dieta básica, e sim apenas um complemento, ou seja, a dieta que você sempre deu, vai continuar no cardápio, essa só vai completar. Cada um dos itens deverá ser dado uma vez ao dia e alternadamente; isso significa que um dia você dá outro pão Torrado, outro ração,outro frutas, outro legumes, de uma olhada na parte de alimentação ,para você saber que alimento você pode dar para o seu animal,etc.CUIDADOS:Não pegue a hamster grávida na mão, elas não gostam disso. A não ser é claro, se for pra verificar os mamilos ou coisa assim. Não a leve para passear; não brinque com ela. Resumindo: deixa-a em paz!Não deixe faltar comida jamais e também não falhe na dieta da hamster.Os filhotes virão um de cada vez, com um intervalo de tempo. Cada filhote que nascer, vai trazer junto consigo uma placenta e um pouco de sangue. Deste modo, o papel higiênico que você deu a ela vai ficar manchado de sangue, então não fique desesperado por causa disso. E a mamãe geralmente come as placentas.Se no intervalo de nascimento entre um hamster e outro ela fizer um tour e por um acaso vir a ter filhotes foram do ninho.

NÃO TOQUE NELES! Ela se encarrega de conduzi-los de volta ao ninho dentro de suas bochechas. E depois que todos os filhotes nasceram (um número que pode chegar até 17 filhotes) tudo que parece com comida ela leva para o ninho. Por isso não entupa a mamãe de comida pois neste período, mesmo sem fome ela irá recolher toda a comida que puder obter para sua casa.Não toque nos filhotes até eles desmamarem e nem os deixe em lugares apertados. Faça ou deixe que a mãe faça uma caminha bem fofinha e com um bom espaço.Uma dica: dê bastante verdura para a mãe. Isso fará com que produza mais leite. Se perceber que está fazendo mal ou que deu diarréia, diminua a quantidade de verdura ou suspenda por um tempo.

TABELA DE DESENVOLVIMENTO DO FILHOTE


1 DIA - os hamsters nascem cegos, surdos, sem pêlo e, como são roedores, com dentes.3 DIAS - começam a crescer os pêlos muito discretamente.
6 DIAS - a pele já está toda coberta por uma pequena camada de pelo.7 DIAS - eles já começam a comer pequenas quantidades de comida.
12 DIAS - eles já começam a andar pela gaiola, apesar de que os olhos ainda estejam fechados.
16 DIAS - os olhos já estão bem abertos e eles estão bem ativos, andando por toda gaiola
.
20 DIAS - agora eles mamam com menor intensidade e estão bem mais independente.
28 DIAS - chegou a hora do 'adeus': eles já estão independentes da mãe .35 DIAS - já podem ser vendidos
Problemas na reprodução ->
Canibalismo: Algumas vezes, a fêmea pode comer seus próprios filhotes. Isto geralmente ocorre quando os filhotes nascem muito debilitados ou mortos. Para nós, pode ser um pouco chocante, mas a natureza tem os seus motivos. Uma vez que o filhote já está morto ou não tem chances de sobreviver, é vantajoso para a mãe comer o filhote e readquirir a energia gasta na reprodução do que tentar fazer com que ele sobreviva. Assim, a fêmea ganha mais nutrientes para sustentar os outros filhotes.
Outros motivos que podem levar a mãe a comer as crias são ninhadas muito grandes (reduzindo o número de filhotes, os restantes têm mais chances de sobreviver); estresse (quando a fêmea se sente ameaçada); ninhada com cheiro diferente (pode ocorrer quando os filhotes são manuseados, por exemplo); sede ou falta de nutrientes na dieta. Fêmeas muito novas para procriar (abaixo de 4 meses) podem comer os filhotes simplesmente por ainda não estarem maduras para a reprodução. É muito freqüente que fêmeas compradas em lojas de animais que mantêm machos e fêmeas alojados juntos apresentem este problema. Não é raro que iniciantes em hamsters passem pela traumática experiência de comprar inadvertidamente uma fêmea prenha que, após dar à luz, começa a comer os filhotes sem maiores explicações. Isto ocorre porque não houve controle de reprodução na loja, e o cruzamento acabou ocorrendo muito cedo. Se uma fêmea está comendo sua ninhada, verifique se ela não está sendo perturbada de alguma forma, e se há água e comida suficiente disponíveis. Aumentar a proteína na dieta, com ovos cozidos ou ração de cachorro pode ajudar.
Se o problema for manuseio inadequado da ninhada, tente esfregar um pouco de forração com o cheiro da fêmea nos filhotes. Uma outra opção, que deve ser tentada apenas em último caso, é arranjar uma mãe adotiva (ver abaixo). Por fim, se todos os cuidados forem tomados, e a fêmea continuar a comer várias ninhadas inteiras seguidas, é recomendável não cruzá-la mais.
Abandono de ninhada: A fêmea costuma deixar o ninho por pequenos períodos durante a noite, para se alimentar ou até mesmo para andar um pouco na rodinha. Isto é perfeitamente normal, e não deve ser confundido com o abandono total da ninhada. O abandono pode ser identificado quando a fêmea monta um ninho para ela em outra parte da gaiola, e pára de alimentar os filhotes. Isto pode ocorrer se fêmea não reconhecer mais os filhotes, como, por exemplo, quando eles são manuseados e adquirem um cheiro diferente. Neste caso, pode-se tentar esfregar forração com o cheiro da mãe nos filhotes. No entanto, se este método não adiantar ou se o abandono tiver ocorrido sem nenhuma explicação aparente, não há muito a ser feito, a não ser arranjar uma mãe adotiva para a ninhada. Infelizmente, não há como forçar uma fêmea a amamentar filhotes.
Morte da mãeSe uma fêmea morre deixando filhotes, a chance de sobrevivência destes depende diretamente de sua idade. É extremamente difícil, se não impossível, criar filhotes com menos de dez dias sem a ajuda de uma mãe adotiva. É necessário alimentá-los de duas em duas horas (inclusive à noite) com uma substituto de leite de cadela, preparado com o dobro da concentração recomendada. Para tanto, deve-se usar uma seringa sem ponta ou um pedaço de pano embebido no leite, dependendo do tamanho dos filhotes. O líquido deve ser dado com muito cuidado e vagarosamente, para que não entre no pulmão dos filhotes. Também é necessário manter os filhotes aquecidos, o que pode ser feito com uma lâmpada direcionada para o ninho. A partir de 10 dias, os filhotes começarão a beliscar comida sólida, o que torna sua alimentação muito mais fácil. Forneça papinha para crianças, vegetais ralados, gérmen de trigo e ovos cozidos, além do leite, que deverá ser administrado de 4 em 4 horas e apenas durante o dia.
Mães adotivasSe uma fêmea se torna hostil com os filhotes ou não pode mais cuidar deles, é possível alojá-los com outra fêmea que esteja amamentando. No entanto, esta prática é muito arriscada, e só deve ser tentada se não houver outra alternativa. Escolha uma fêmea que esteja com filhotes da mesma idade, e esfregue um pouco de forração com o cheiro da mãe adotiva nos filhotes órfãos, tomando cuidado para não tocá-los. Em seguida, afaste a mãe adotiva do ninho, atraindo-a com uma guloseima e coloque os órfãos ao lado do ninho, com a ajuda de uma colher. Deixe a gaiola sozinha. Se a fêmea aceitar os filhotes, ela acolhê-los e levá-los para o ninho. Caso contrário, ela irá matá-los. A adoção por outras fêmeas tem mais chances de sucesso quando a ninhada têm cerca de duas semanas, pois esta é a idade em que os filhotes começam a desenvolver seus próprios cheiros, e as mães parecem não se importar muito como novos odores no ninho nesta época.
Leite infectadoAlgumas vezes, o leite da fêmea pode estar infectado por microorganismos, o que causa a morte dos filhotes. Este problema ocorre com mais freqüência quando a ninhada tem cerca de 1-2 semanas, mas também pode ocorrer mais cedo. Em geral, a barriga dos filhotes aparece inchada, e sua pele pode começar a descamar ou a apresentar crostas. Pouco depois do aparecimento dos sintomas, os filhotes começam a morrer, de forma que é recomendável procurar ajuda veterinária o mais rápido possível.
Sangramento excessivo após o parto: Após o parto, é normal surgirem pequenas manchas de sangue na gaiola, bem como pequenas membranas vermelhas (as placentas). No entanto, se uma fêmea começar a sangrar excessivamente após o parto, deve-se procurar orientação veterinária imediatamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário