terça-feira, 20 de setembro de 2011

Origem do hamster Sirio

Nome científico:Mesocricetus auratusOrigem
O Hamster Sírio é, de acordo com o seu nome, encontrado nesta área de médio oriente.

Como animal de companhia
É o mais comum dos hamsters, e também o maior dimensão.
Em regra, esta espécie é bastante pacifica com os donos, mas há alguns que se tornam agressivos e mordem com muita frequência.

Uma das condicionantes destes roedores é o facto de não poder juntar dois machos adultos, se o fizer vão degladiar-se, até que um morra.

As suas bochechas características servem para armazenar o máximo de comida possível, chegando a transportar metade do seu peso, que depois depositam no seu ninho, onde vão tranquilamente comê-la.

Estamos a falar de um animal noctívago, pelo que vai sempre estar pouco activo durante o dia, tendo o seu pico de actividade durante a noite.

Exercício
Este aspecto é importante, porque o hamster, necessita de uma roda de exercício para poder correr e desenvolver os seus músculos e, durante a noite, o som produzido por este brinquedo pode ser muito incomodativo, pelo que se aconselha a sua lubrificação frequente.

Outro brinquedo recomendado para o hamster é um labirinto de túneis e escadas, que fará as delicias deste animal.As gaiolas existentes no mercado já foram pensadas para estes animais, pelo que é aconselhada a sua aquisição, uma gaiola diferente poderá trazer alguns incovenientes.

Limpeza
As gaiolas devem ser limpas e arejadas com frequência, já que a urina do hamster tem um cheiro intenso e desagradável.

Alimentação
A sua alimentação deve ser feita na base das rações existentes no mercado, embora possa fazer um suplemento de frutos secos, nozes e avelãs, que além de serem alimentos naturais, servem para o animal manter os dentes afiados.

A água deve ser fornecida em quantidade, em bebedouro próprio com esfera rotativa.

Cores
Existem várias colorações, sendo as mais comuns: amarelo, castanho, cinzento, preto e branco malhado.

Longevidade, tamanho e peso
Esta espécie pode viver cerca de 4 anos, atingir os 10 cm e pesar 100/120 g.

Nenhum comentário:

Postar um comentário