terça-feira, 20 de setembro de 2011

História

HISTORIA

Atualmente são conhecidos várias raças de hamsters, mas a história desse simpático animalzinho começou na década de 30, quando um cientista, Dr. Ahroni, capturou um macho e 2 fêmeas da raça dourada no norte da Síria. O hamster sírio é o tipo mais comum de hamster mantido como animal de estimação. Como o próprio nome diz, é originário da Síria, país asiático próximo ao Iraque, e foi descoberto cientificamente em 1839. Em 1930, um hamster fêmea e suas crias foram capturados em Allepo, na Síria e levados à Universidade Hebráica em Jerusalem. A mãe foi morta e após duas fugas separadas, sobraram apenas 4 hamsters. Estes quatro reproduziram-se, e posteriormente importou-se seus filhotes para o Reino Unido e para os Estados Unidos. Embora alguns outros hamsters tenham sido capturados em 1930, não há registro de que estes tenham se reproduzido, o que leva a crer que os hamsters vendidos atualmente como animais de estimação são descendentes dos 4 hamsters de Allepo.
Cor: a cor original do hamster sírio é dourado, mas atualmente existem várias outras cores desenvolvidas artificialmente por criadores, bem como diferentes tipos de pelagem.
Variedades: as variedades mais comuns são o teddy bear, de pêlo curto, e os angorás, de pêlo comprido. Outras variedades mais raras são o satin, de pêlos brilhantes; o rex, de pêlos e bigodes encaracolados e o hairless (sem pêlos).
Tamanho: de 15 a 18 cm
Outras características: possui um rabo muito curto, não possui pêlos nos pés e possui bolsas nas bochechas, que usa para carregar comida ou material para a cama. O hamster pode carregar até a metade de seu peso nas bochechas. É um animal solitário, que em geral se separa de seus companheiros de ninhada com 8-10 semanas de vida. Sua vida média é de 2 anos a 2 anos e meio, embora eles possam viver até 3 ou 4 anos.                                                                                     HISTORIA NATURAL
O hamster dourado é membro de uma ordem de mamiferos conhe-cido como roedores, o nome é por causa dos dentes incisivosque estao localizados bem na frente da boca. Se olharmos em termos de numero de especies, distribuicao geografica e adpatacao a varias condicoes ambientais chegaremosa conclusao que os roedoress sao o maior sucesso entre os mami-feros que habitam o planeta. Os roedores são encontrados em todos os continentes, comexcecao da Antartica, o tamanho tambem varia, podemos encontrarroedores de 8 cm ate 1 metro de comprimento (capivara). Podemos encontrar roedores nos desertos, florestas tropica-is, nas planicies, nos cerrados, rios e lagos. Sao aproximada -mente 1500 especies, o hamster faz parte deste grande grupo.         

Nenhum comentário:

Postar um comentário