domingo, 25 de setembro de 2011

Hibernação Hamster Sírio


Hibernação de hamsters. Um alerta!!                                                                                              
                                                                                                                                                                               Por Guilherme Ham-Ham.
Para quem não sabe, hamsters sírios podem hibernar nas epócas muito frias, porém raramente ele consegue sobreviver depois de uma hibernação.
Minha hamster sírio Mel, esta semana entrou em hibernação. Fui colocar comida pra ela e vi que ela estava quieta demais num canto da gaiola. Peguei ela, ela nem se mexeu, parecia morta, mas com muita atenção observei que respirava devagar, muito devagar. Ela estava muito gelada e dura como uma pedra…

Com isto, em vez de colocar ela na gaiola novamente, enchi o fundo de um balde grande com jornal ( jornal é bem mais quente que forração de serragem e areia), coloquei o pano que aqueci e coloquei ela lá com suplemento de chinchila pra passar a noite. Antes de por ela, pinguei três gota de Glicopan num bebedouro de 200 ml e dei pra ela beber algumas gotinhas. Coloquei ela no balde e cobri com um pano, deixando levemente uma abertura pra entrar um pouco de ar, mas estaria mais aquecido que na gaiola.Então, rapidamente levei o leite comum ao fogo… e fui desenrolando a hamsters com minha mão com cuidado. O leite estando morno pra mim, coloquei num pires e fui pingando gotinha na boca dela aos poucos e acredito que por estar mais quentinho pra ela, ela foi aos poucos melhorando… (leite só pode ser dado em caso de hibernação). Peguei uma roupinha de porquinhos que tenho e aqueci no fogo levemente ( o pano um pouco longe do fogo, sem que queime), colocando o corpinho da Mel sobre o pano quente, enquanto eu esfregava os outros lados com minha mão levemente, como se aquecendo… com o pano fiz várias vezes… percebi que ela tinha fome, mas tinha dificuldade pra comer, então fiz papinha de farinha láctea com leite morno e ela comeu uma colher rasa, bem rasa mesmo… A Mel então voltou da hibernação… graças a Deus, senti que consegui ressuscitar ela.

Na manhã seguinte, ela estava serelepe acordada e andando pelo balde, já havia comido o suplemento de chinchila que deixei um pouco e um pedacinho de couve…
Agora ela está novamente na gaiola dela, porém com muito jornal forrado que troco a noite e com o pano dela de soft que ela dorme dentro como se você cama de vestir, rsss.
Espero que isto nunca aconteça a ninguém, porém se seu hamsters parecer morto, primeiro tente verificar se ele não está hibernando.
A questão do leite morno e da farinha láctea, somente em casos extremos como este, para aquecer a parte interna do organismo do bichinho.Mas tem de estar morno pra nós.
E para quem tem bolsa de água quente, só esquentar água em temperatura de 28ºC e colocar na bolsa e colocar o bichinho em cima com um pano, derrepente pode ser muito quente. Quanto ao pano, só fazer se você já tem costume ou pra quem é criança, peça aos pais.
E vamos tomar cuidado para que hamsters não hibernem.
                                                                                                                                                                    Mais:
A  identificação da hibernação é animal parecer morto, só que ao aquecer ele, geralmente vc percebe que ele volta a respirar com mais intensidade…
Geralmente o animal que hiberna, se enrola como tatu bola, porque eles queriam se aquecer e não conseguem.
Para aquecer seu hammie  e evitar uma hibernação, sempre disponibilize para ele papel higiênico, para forrar o ninho, além de ração de boa qualidade.
Hibernação não é uma doença, então medicamentos podem não ajudar. Siga as dicas da Renata para tentar salvar o animal.
                                                                                                                                                                     Para identificar:
Tem que verificar a respiração e os batimentos. Coloque um espelho na frente das narinas para ver a “fumacinha” e se tiver um estetoscópio da para ouvir o coraçãozinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário