domingo, 25 de setembro de 2011

Hamsters e suas Espécies


Hamster Sírio

Uma das raças de hamster mais conhecidas e mais populares entre os criadores e pet shops.
Hamster Sírio Angorá. http://www.flickr.com/photos/sualk61
Sua carinha é simplesmente irresistível, além de sua pelagem ser bonita e apresentar diversas cores, desenvolvida artificialmente pelos criadores, e pelo seu tamanho que é bem maior que em relação às outras raças de hamster. É considerado dócil e fácil manuseio. Esta parte eu posso concordar, pois tenho um hamster sírio e já no segundo dia já estava brincando com ele. Mas ele tem um diferencial: é um animal de hábitos solitários, ou seja, não gosta de dividir seu espaço, no caso a gaiola, com outro de sua espécie, independente que seja mãe, irmão ou cria. E entre é ponto de discussão entre muitos criadores em comunidades no orkut, pois há quem diga que este fato é lenda. Há criadores que dizem manter cinco, seis ou até dez hamster sírios dentro de uma mesma gaiola e que nunca houve nada.
Hamster sírio dourado. http://www.flickr.com/photos/annia316
Hamster sírio dourado. http://www.flickr.com/photos/annia316
Já fui testemunha de muitas destas discussões entre criadores e pesquisando em sites e conversando com veterinários uma coisa é fato: o hamster sírio NÃO divide seu espaço, mesmo na natureza. Com cerca de seis semanas de vida, os filhotes já tem que ser separados da mãe, pois pode haver briga por causa do espaço e por volta de oito a dez semanas, estes filhotes já têm que ser separados.
Lembro de ter visto uma cria de uma hamster de uma amiga e os filhotes estavam com cerca de cinco semanas de vida e vi um fato até que meio engraçado, pois quando um dos filhotes foi se aproximar da mãe, a própria chutou o seu filho com a patinha do tipo “Saia daqui e me deixe em paz”.
Por estes fatos, é válido que o hamster sírio é um ser anti-social, como o peixe betta, tendo a necessidade de ter o seu próprio espaço.
Então, caso decida criar um hamster sírio lembre-se desta regra fundamental, pois garanto, que se resolver juntar mais de um hamster sírio no mesmo espaço a briga será feita, podendo gerar até morte de um dos roedores.
Ah, ai você deve estar pensando, e para cruzar, como faço? Simples, mantenha o macho e a fêmea em gaiolas separadas e tente acostumar os dois um com presença do outro, através do cheiro. Pegue os dois e solte no chão e vá deixando que eles se conheçam até que decidam por si mesmos cruzarem. Não pode ser feito isso fora da época do cio. Veja mais em reprodução.
Uma dica para quem pretende cruzar é que seria ideal a fêmea seja menor e mais nova que o macho, assim a cópula será mais fácil para o nosso querido hamster.
E outro fato importante: os hamster sírios, tanto macho quanto fêmea, só podem cruzar apartir dos quatro meses de vida, portanto respeite este prazo. Se desejar cruzá-los, deixe-os em gaiolas separadas mas uma do lado da outra. Assim que a fêmea estiver no cio (veja reprodução) solte os dois e deixe cruzarem por si próprios. Supervisione.
Hamster sírio albino. Marina Avila
Por isso, na hora de comprar seu bichinho, se informe com o dono do pet shop sobre a idade do animal, sua alimentação, cuidados, acessórios e que mais achar importante.
Mas não esqueça: HAMSTER SÍRIO É UM SER ANTI-SOCIAL, NÃO GOSTA DE DIVIDIR SEU ESPAÇO COM NINGUÉM!
Afinal, você não iria ver este lindo animalzinho numa briga, não é mesmo?
Tipos de coloração e pêlo mais conhecidas (não são raças ou espécies diferentes - são sírios, mas têm coloração diferentes!)
- Angorá (pêlos compridos)
- Dourado (marrom, preto e branco)   
- Panda (malhado de preto e branco).
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Hamster Anão Russo

O roedor das duas faces.
Anão-Russo Campbells. http://www.flickr.com/photos/jpockele
Calma, isto foi apenas um trocadilho, para poder dizer que esta espécie de hamster em particular é a única que possui duas espécies diferentes.
É erroneamente chamado de hamster Chinês. (Veja mais aqui:Hamster Chinês ou Anão-Russo)
A primeira, a Campbell tem de 10 a 12 cm e por muitas vezes é vendido como hamster chinês em pet shops, pois sua cor principal é cinza e possui uma faixa cinza escura dorsal que vai do focinho ao rabo. Mas esta espécie também possui outras variedades como o albino (de olhos vermelhos), o branco (de olhos pretos), o opala, o preto, entre outras.
Anão-Russo Winter White. http://www.flickr.com/photos/nostri-imago
A segunda espécie é a Winter-White, conhecida também por Hamster Albino. Ele mede entre 8 a 10 cm e uma particularidade desta espécie é que ele pode se camuflar (como o camaleão, por exemplo), fazendo com que o seu pêlo fique mais claro nos dias mais frios. Na natureza, ele usa esta técnica para se esconder dos predadores, se misturando com a neve. Este tipo de hamster anão russo é raro de se encontrar em lojas e além de sua cor original, que é cinza escuro com o subpêlo cinza mais escuro ele apresenta outras variedades: safira (violeta acinzentado), imperial (com a barriga branca), entre outros. Ambas as espécies de anão russo tem pêlos nas patas traseiras, são mais longos que as fêmeas e também podem viver em colônias como o hamster chinês.
Em geral são menos tolerantes ao toque humano, tanto que não gostam muito de serem pegos toda hora (outra espécies de hamster desaconselhável para crianças) e tem tendência maior a morder.
Hamster anão-russo Campbells.
A gravidez de uma hamster anã russa dura em torno de 18 a 21 dias e diferente da hamster chinês e síria, não se torna tão agressiva durante a gestação, mas também vale frisar que NÃO se toque nos filhotes e nem limpe a gaiola até a cria completar 15 dias de vida.
Seu tempo de vida é em torno de um a dois anos, podendo chegar a três.
Esta espécie em particular, é mais aconselhada a ser criada em terrários de plástico ou vidro, pois como são muito pequenos, podem escapar facilmente pela grade da gaiola.
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Hamster Roborovski

Um ser um pouco desconhecido
Esta espécie de hamster em particular é rara e dificilmente é encontrada em pet shops. Na verdade, este é um animal que não é muito usado como bicho de estimação, por ser extremamente pequeno e de difícil manuseio.
Hamster Roborovski. http://www.flickr.com/photos/jpockele
Ele mede cerca de 4 a 5 cm. Por um lado, são muito tímidos e complicados de segurar, mas por outro lado possuem uma natureza extremamente ativa, sendo interessante observá-los. Caso tenha interesse por parte do criador, ele convive sem grandes problemas com outros de sua espécie no mesmo espaço, mas para alojá-lo, é recomendado um aquário, pois são muito pequenos e escapariam sem problemas de uma gaiola, de preferência bem grande, pois o hamster roboroviski gosta de espaço para poder se movimentar.
http://www.flickr.com/photos/annia316
A gestação da fêmea dura em torno de 20 a 30 dias, podendo gerar de 4 a 8 filhotes por ninhada. A cor dele geralmente é dourada – alaranjada e um tipo “sombraçelha” branca que fica acima dos olhos.
Seu tempo de vida, em relação a outras raças de hamster, é maior, cerca de três a três anos e meio.
Infelizmente, não se sabe muito a respeito deste hamster, por isso as informações sobre ele são vagas.
http://www.flickr.com/photos/akagami
Só o que posso dizer é que caso gostou deste pequeno amiguinho, prepare o bolso, pois cada um sai pela média de R$ 50 reais, além que só conseguiria comprar este tipo de hamster com um criador, pois como disse acima, este animal dificilmente é vendido em lojas, devido ao tamanho e o manuseio. São criados no exterior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário