terça-feira, 20 de setembro de 2011

Alimentação

Os hamsters comem praticamente de tudo que encontra pela frente. Isso já vem dos seus instintos naturais, pois em sua vida selvagem no deserto onde o alimento é escasso - comem quase que de tudo para sobreviver. Mas é justamente por causa desse seu apetite, que temos que tomar cuidado com alguns detalhes.
Os hamsters tem paladar e por isso sentem o gosto da comida.Como eles tem bom apetite, é muito importante não ficar repetindo o tipo de alimentação.Para os alimentos, é bom um vasilhame meio pesado e que caiba ele dentro. Se for leve, pode acabar virando e derramando todo o alimento.A dieta de um hamster pode ter 80% em ração e o restante em alimentos como maçã, cenoura, milho, nozes, etc.

RAÇÕES Balanceadas para as necessidades nutricionais dos hamsters, podem ser facilmente encontradas em pet shops. Inclui diversas sementes, tais como: milho, amendoim, trigo, ervilha, aveia, alpiste, semente de girassol e abóbora e outros grãos secos.As frutas e os vegetais constituem uma grande fonte de vitaminas e ainda possuem uma grande quantidade de água .abaixo uma lista do que você pode e o que você não pode servir aos seus hamsters:

FRUTAS: maçã, uva, caqui, kiwi, banana, morango, pêra.

VERDURAS: pepino, brócoli, espinafre, chicória, almeirão, couve,repolho,vagem,colve-flor.

LEGUMINOSAS: cenoura, abóbora.

OUTROS: semente de girassol, outros tipos de sementes como alpiste, amendoim, nozes, milho, peixinho seco, ervilha, semente de abóbora, passas,rações (gatos, cachorros e pássaros).
UMA OBISERVAÇÃO: as frutas e verduras acima, podem ser naturais, mas nas lojas de animais você encontra também elas sêcas. É muito recomendado quando o hamster estiver com diarréia. Algumas verduras ou legumes tem que ser em pequenas quantidades, porque pode dar diarréia e atacar o fígado.

AGUA:Ítem indispensável para a saúde do hamster.Apesar de conseguirem tirar água dos próprios alimentos, nunca deixe faltar água para beberem. Utilize aqueles bebedouros que parecem uma mamadeira, pois se colocar água em qualquer vasilhame, eles podem se afogar ou engasgarem. Troque a água diariamente.

NÃO PODE:abacate, acelga,pêssego, ameixa, figo, cereja, chocolate e outros tipos de doces, aspargo, tomate, flores, carne crua, frutas cítricas (laranja, abacaxi, limão, acerola, etc), cebola, cebolinha, alho, linguiça e salsicha, semente de maçã, sorvete, almôndega, frituras. Alguns legumes não bons para o hamster porque são pura agua,e podem ate causar diarreia.

COMO FAZER SUA PRÓPRIA MISTURA:

Sementes
Cereais
Aveia
Milho
Semente de girassol
Semente de abóbora (sem sal)
Ervilha
Amendoim
Castanhas 


No caso de ração para roedores, certifique-se de que não haja antibióticos e hormônios, os quais podem ser extremamente prejudiciais para seu hamster.

Um comentário:

  1. esse blog foi uma maravilha quando descubri ele porque tenho dicas de como cuidar dos meus

    ResponderExcluir